Pão de Alfarroba - um pão nutritivo, saudável e feito por ti

04-12-2022

O Pão de Alfarroba é o meu pão de eleição porque, além de ser saciante, é super nutritivo. Pois contém: cálcio, potássio, ferro e vitaminas do complexo B (que atuam no metabolismo das gorduras, na produção de energia e na promoção da função das células (proteção da oxidação e desenvolvimento da função celular). É rico em fibra e pobre em gorduras saturadas.

Depois, tem este saborzinho a chocolate 😍 que eu já não consigo dispensar ao pequeno almoço. Outros benefícios ao fazê-lo nós, é que, além de ficar muito mais barato, não tem aditivos químicos (os famosos E's) nem conservantes.

A receita a seguir foi inventada e aperfeiçoada por mim, ao longo dos meses, pelo que podemos modificá-la também ao nosso gosto desde que se mantenham os 125 gr de farinha de Alfarroba.

Esta receita dá para 14-15 fatias (numa forma retangular de 30 cm de comprimento). Ao seja, se comermos uma fatia ao pequeno almoço, temos pão para 15 dias 🙂

Ao nível da nossa saúde física, compensa muito esta nossa dedicação! 

E é sempre um enorme prazer poder saborear uma deliciosa fatia do Nosso Pão ao pequeno almoço. Alias, eu só não consigo fazer 18 horas de Jejum porque começo a pensar no meu pãozinho e não aguento mais, tamanha vontade de deliciar-me 😀

E com pasta de avelãs? 🙃 Ups, o que fui dizer 🤦‍♀️ Bem, se for só uma vez de vez em quando, também penso que podemos permitir-nos alguns prazeres! 😊

Bora tentar! 

Vamos à receita

- 125 grs de farinha de Alfarroba (eu uso a da marca Espiga)

- 250 grs de farinha de Trigo

- 250 grs de farinha de Espelta integral (eu tenho usado a do Aldi)

- 1/4 a 1/2 litro de água morna (ir juntando até chegar ao ponto desejado)

- 20 gr de fermento de padeiro, diluído num pouco da água morna. 

- uma pitada de sal

Misturar as farinhas, acrescentar o fermento diluído, o sal e, só a seguir a água morna, aos poucos... (pode não ser precisa a água toda ou, pelo contrário, mais alguma, pois vai depender das farinhas que usarmos e se preferimos a massa mais húmida ou seca).

Amassar (e é tão agradável amassar a massa da farinha de Alfarroba), deixar levedar até dobrar de volume e levar ao forno, pre-aquecido a 180ºC, durante 60 a 70 minutos (dependendo do forno), com uma película de prata por cima para não queimar.

P.S: se trânsito intestinal muito acelerado, usar 500 grs de farinha de Trigo normal, em vez de 250 + 250. 


Se tiveres alguma dificuldade, podemos sempre combinar uma conversa telefónica 😀 (manda msg para 91693 22 60)

IsaAstrologia.Saúde.H
 
por Isabel Fonseca Costa  
 

IsaSaúde H © Todos os direitos reservados 2021 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora