Kombucha- a famosa bebida Probiótica

22-11-2021

Se há um probiótico que me faz mesmo bem é a bebida de chá verde fermentado "Kombucha".

Experimentei o Kefir, o Vilii (iogurte infinito), mas o meu intestino ficava muito preso. No entanto, não desisti da ideia em ter sempre um probiótico à mão e aventurei-me então na produção de Kombucha. Foi em 2015. Digo aventurei-me porque, no início, pareceu-me um bicho de sete cabeças, não só para obter uma cultura mas principalmente para mantê-la viva (pois são organismos vivos).

Os probióticos são fundamentais para a nossa saúde (principalmente depois de tomarmos antibióticos), fortalecer o nosso sistema imunitário, facilitar a digestão (então quando se abusa um pouco da alimentação, nesses dias especiais, a Kombucha é a minha salvação para limpar o estrago😄). 

Mais uma vez a Vida mostrou-me que quando queremos, conseguimos e, depois de ter a minha cultura em casa, comecei a fazer a minha própria Kombucha. O processo até é bastante fácil, em comparação com aquilo que pensava. É apenas juntar à cultura e ao starter, um chá verde (preto ou vermelho) açucarado. 

Ou precisamente: ferver dois litros de água, desligar e juntar 4 colheres de sopa rasas de chá verde (eu uso o da Gorreana que compro no Celeiro), com 6 colheres de sopa de açúcar amarelo. Deixar arrefecer completamente e juntar ao frasco onde temos a cultura com o starter (10% do resto da bebida feita anteriormente).

Depois de uns 5-7 dias, em média (pois depende da temperatura do ambiente podendo ir até 10 dias no inverno), a Kombucha já está pronta para beber. 

Também podemos fazer uma segunda fermentação, com fruta ao nosso gosto (maça. pera, pau de canela, gingembre, amoras, ...), o que é a melhor parte, pois dá livre curso à nossa imaginação 😊


Vontade em iniciar a tua Kombucha? E melhorar significativamente a tua saúde física? Então fala comigo pois, não só terei muito gosto em partilhar contigo uma das minhas culturas (para poderes começar), como dar-te-ei todas as explicações necessárias para produzi-la, caso persistirem dúvidas. 


P.S: se tiveres curiosidade em saber mais sobre probióticos, podes também visitar o grupo "Probioticamente", no Facebook, que é de uma grande ajuda para iniciantes e onde também trocam culturas (de Kefir, Vilii, Kombucha), em todo o país! 

Boas fermentações 😃


IsaAstrologia.Saúde.H
 
por Isabel Fonseca Costa  
 

IsaSaúde H © Todos os direitos reservados 2021 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora